Conheça as cidades mais engarrafadas do Brasil

De 2008 para cá, os índices de engarrafamento aumentaram 13% em todo o mundo. Tais dados são resultado da pesquisa TomTom Traffic Index de 2016: o estudo é realizado todos os anos e tem como principal objetivo definir quais são as piores cidades do mundo quando o assunto é engarrafamento.

O índice global leva em consideração quase 300 cidades, estando elas distribuídas em 38 nações de todos os continentes. Para definir as cidades mais engarrafadas, ele analisa o “tempo extra” gasto em congestionamentos quando em relação ao que é considerado normal para aquele trajeto.

Três são as cidades brasileiras que aparecem entre as 15 primeiras em âmbito global com o maior índice de engarrafamento. A seguir, confira um top 5 com as cidades mais engarrafadas do território brasileiro.

1. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade com o trânsito mais caótico de todo o Brasil. Não à toa, ela também ocupa o 4º lugar no ranking das cidades com maior índice de engarrafamento de todo o mundo – ficando atrás apenas da Cidade do México (México), Bangkok (Tailândia) e Istambul (Turquia).

No Rio de Janeiro, o tempo extra gasto por dia para ir ao trabalho, à faculdade ou a qualquer outro lugar é de, em média, 43 minutos. No ano, o tempo perdido é de 165 horas. De acordo com o levantamento, o dia em que a cidade registrou o maior congestionamento foi em 30 de abril.

seguranca_transito

2. Salvador

Em segundo lugar no Brasil temos a cidade de Salvador – que por sua vez, ocupa o 7º lugar no ranking mundial.

Na cidade, o tempo extra gasto com trânsito é de 42 minutos (apenas um minuto a menos do que no Rio de Janeiro). No ano, o acumulado é de 160 horas. O dia com maior congestionamento registrado foi 8 de junho.

3. Recife

O município de Recife também não fica muito atrás quando o assunto é cidades engarrafadas. No índice, Recife ocupa a 3º posição nacional e a 8º no mundo. A média de tempo extra gasto no trânsito é de 44 minutos por dia, totalizando 169 horas no ano.

4. Fortaleza

Já a cidade de Fortaleza ocupa o 4º lugar no ranking brasileiro. Aos percursos, adicione 33% (cerca de 1/3) para chegar ao tempo extra gasto no trânsito. Sendo assim, em um trajeto que tranquilamente seria realizado em uma hora, se prepare para perder algo como 20 minutinhos a mais (totalizando 1h20m).

5. São Paulo

A cidade que a grande maioria dos brasileiros acredita ser a primeira no ranking das mais engarrafadas, aparece só na 5ª posição do posicionamento nacional.

Em São Paulo, a média de tempo perdido por trajeto é de 29%. Sendo assim, a cada uma hora de viagem, se prepare para gastar uma média de 15 a 17 minutos só parado no trânsito. No horário de pico da manhã (entre 6h e 8h), essa média pode chegar a 40%. Mas o pior tempo gasto no trânsito da capital é no final da tarde: sendo a média de 50%.

3 respostas

Trackbacks & Pingbacks

  1. Best Writing Service

    Get an expert academic writing assistance. We can write any paper on any subject within the tightest deadline.

  2. Best Writing Service

    Get an expert academic writing assistance! We can write any post on any subject within the tightest deadline.

  3. Best Writing Service

    Get an expert academic writing assistance! We can write any paper on any subject within the tightest deadline.

Os comentários estão fechados.